domingo, 21 de junho de 2009

Lola, um fragmento de mundo

Contos, poemas e desejos se misturam nesse livro-objeto que traz a vida da prostituta Lola como ponto de partida para questionar a sociedade preconceituosa de Belo Horizonte em 1950. O trabalho foi desenvolvido durante a Pós-Graduação Processos Criativos em Palavra e Imagem, da Puc Minas, em maio de 2009.



A personagem central da obra vai além da síntese de palavras que sugerem uma realidada. Lola é peça chave para fundamentar a ficção, caracterizando-se pelo conflito de valores sociais e enfrentamento de situações-limite, como o aspecto trágico e as perturbações do autoconfinamento físico, ao mesmo tempo em que contrapõem características de intensa liberdade psicológica. É sem dúvida uma personagem redonda, circundada de dicotomias.




Na obra, a personagem Lola concentra a força da narrativa, a historia é construída a partir do seu mundo particular, e são suas confusões mentais que dão o tom tenso da trama. É através de Lola, representada em textos, objetos, elementos gráficos e sensitivos, que se estabelece a produção de sentido para o leitor e com total participação desse na construção desse processo. É através da personagem esférica, com todos os seus questionamentos, aflições e duvidas que o leitor criativo pode romper o limite do imaginário.

O espaço da trama funciona como importante operador de leitura e elemento constitutivo da personagem e do livro, apontando os aspectos sociais, psicológicos, metafóricos, físicos, cartográficos e intertextuais. A brincadeira da narrativa fragmentada em diferentes suportes textuais (contos, diário, poemas) propõe um papel ativo do leitor na compreensão, através da unificação e organização dos elementos, e reafirma a ideia de uma Lola em rompimento com os padrões convencionais de sua época, em constante imprevisibilidade.


TEXTOS


6 comentários:

  1. Adoreiiiiiiiiii, mil bjos pra vc Lu.

    ResponderExcluir
  2. Lu, ficou demais! Mas não quero ler por aqui. Quero conhecer Lola pessoalmente e não virtualmente. Pegar em seus escritos com cheiro de tinta de máquina de escrever e por alguns segundo voltar para os anos 50.

    Saudades imensas.

    Beijos de São Paulo ;)

    ResponderExcluir
  3. putz, até selo da época você utilizou (só faltou carimbar).

    gostei muito porque tenho um projeto de memória postiça levemente parecido com este, o tropecassino.

    abç.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana,

    O trabalho ficou fantástico. É bem claro o carinho e a atenção aos detalhes. Adorei todos os textos que já li. Sucesso!!! Nhá, tbm quero uma máquina de escrever estilosa assim...

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luana. Super legal o blog. Ficou um capricho o trabalho sobre a Lola. Como eu disse durante a aula, adorei o "Rascunho sobre o prazer". Também quero convidá-la para visitar meu site. O link é www.beleleo.com.br. Beijos, Isabel.

    ResponderExcluir
  6. Oi Luana!
    É um grande prazer entrar em um blog seu, onde você lê o que a gente diz, e responde.
    Muito obrigado por isso.
    Eu gostei muito de tudo oque você disse, você é mesmo uma grande artista.
    Obrigada pela atenção e carinho.
    Tchau !

    ResponderExcluir